Trabalhos Aprovados

COMUNICAÇÕES

1. PRAIAS DA ILHA DE ITAPARICA: UM ESTUDO TOPONÍMICO E SOCIOCULTURAL.
Iana Patrícia Reis de Souza- UFBA

2. OS ARCAISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DA CRÔNICA ANTIGAMENTE DE CARLOS DRUMMOND.
Cecília Souza Santos Sobrinha- UESC
Nivana Ferreira da Silva- UESC

3. MORFOPRAGMÁTICA EM MARCAS TEXTUAIS: ASPECTOS MORFOFONOLÓGICOS NO CONTO SARGENTO GARCIA DE CAIO FERNANDO ABREU.
Emerson Viana Braga/UESB

4. ANÁLISE DA ESCRITA DE BILHETES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA: SEMELHANÇAS COM A ESCRITA DOS SCRAPS DO ORKUT?
Verena Santos Abreu

5. A POSIÇÃO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA.
Josane Silva Souza – UNEB

6. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. PLE
Soade Pereira Jorge UESC

7. DO AUTO, AO INSOLITO DA COMPADECIDA.
Wilken Figueredo Matos, UESC

8. EMMA: METÁFORA DO DESEJO.
Naiana Pereira de Freitas (IC-CNPQ/UFBA)

9. MEMÓRIA E IDENTIDADE: O PERFIL DA MULHER NEGRA PÓS-ABOLICIONISTA NORTE-AMERICANA EM AMADA DE TONI MORRISSON.
Gleice Kely de Almeida Freitas
Samara de Souza Freitas

10. ARTHUR SCHNITZER E A “CIRANDA SEXUAL”
Marcos Antonio dos Santos (bolsista de IC PIBIC/ UFBA)

11. A MULTIPLICIDADE NO CONTO “O GRITO  DA PERDIZ”: ASPECTOS LÍNGUISTICOS E CULTURAIS
Josenilda Jose da Costa
Jaciara Caldas dos Santos
Profº Reheniglei Araújo Rehem

12. PHILLIS WHEATLEY: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CONTRADITÓRIO DA PRIMEIRA POETA     NEGRA NORTE AMERICANA.
Bárbara Daiana da Anunciação Nascimento (UEFS)
Juliana Pacheco Oliveira Neves (UEFS)

13. A CULTURA SUL- BAIANA EM IARARANA: LITERATURA, HIPERTEXTO E TURISMO.
Juliana de Oliveira Melo, UESC

14. AÇÕES POSSÍVEIS PARA TRABALHAR A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.
Rita de Cássia Freire dos Santos (UESC)

15. “O LIVRO CONTRA O FILME”. ADAPTAÇÕES DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O CINEMA.
Dinameire Oliveira Carneiro Rios UEFS-PPLDC

16. CULTURA É MEMÓRIA: AS CANTIGAS DE AMIGO DO TROVADORISMO MEDIEVAL E A     CANTORIA NORDESTINA DE ELOMAR FIGUEIRA.
Valéria Queiroz Menezes – UESC

17. LITERATURA DE MASSA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR.
 Danilo Fernandes Sampaio de Souza - UNEB
 Artur Pereira da Silva - UNEB

18. O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): A BUSCA DE SUBSÍDIOS TECNOLÓGICOS
Gabriel Nascimento dos Santos (UESC)

19.PATATIVA DO ASSORÉ E ANTÔNIO ALEIXO. UM ENCONTRO ENTRE A LITERATURA POPULAR BRASILEIRA E A PORTUGUESA DO SÉCULO XX.
Manoel da Lapa Fonseca da Silva - UNEB

 20. “E HOJE SOMOS CULTURA”: UMA (RE) LEITURA SOBRE A “REAFRICANIZAÇÃO” DA BAHIA
Núbia Magalhães de Souza – UNEB

21. O VERBO ACHAR NA FALA POPULAR DE SALVADOR: GRAMATICALIZAÇÃO E CONTEXTO MORFOSSINTÁTICO
Eliêda de Matos Silva, UNEB

22. A CONQUISTA DO PARAGUAÇU: O SERTÃO, O TAPUIA E A GUERRA JUSTA (1655-1674)
Antonio Marcos de Almeida Ribeiro - UNEB

23. AS DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DA GRAMÁTICA
Rosane Marques de Jesus-UESB
Claudiane da Silva Piropo-UESB
Jamile Soares Santos-UESB

24. CONFLITOS FAMILIARES, TRANSGRESSÃO E REVOLTA: ELEMENTOS DE UMA LAVOURA DESTRUÍDA
Aline Nery dos Santos-UNEB

25. AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DE ILHÉUS NA OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA DE JORGE AMADO.
Flávia Rodrigues – UESC
Profº Reheniglei Araújo Rehem


26. O ETHOS E A IDEALOGIA NO DISCURSO POLÍTICO DE DILMA ROUSSEFF
Laurenci Barros Esteves – UESC
Darling Moreira do Nascimento – UESC

27. QUESTÕES DA SUBJETIVIDADE E DA LÍRICA CONTEMPORÂNEA NA POESIA DE SANDRO ORNELLAS.
Pedro Sena
Lívia Maria Natália de Souza Santos

28. QUERO TER OLHOS AZUIS. – A NEGAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DO NEGRO EXPRESSA NOS DIÁLOGOS DOS PERSONAGENS ISMAEL E PECOLA, DAS RESPECTIVAS OBRAS THE BLUEST EYE DE TONI MORRISON E ANJO NEGRO DE NELSON RODRIGUES.
Julliana Kelly Santos Cardoso

29. HERANÇA PARNASIANA E SIMBOLISTA NA SEGUNDA FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO NA FOLHA LITERÁRIA DO JORNAL O PALLADIO DE SANTO ANTONIO DE JESUS/BA
Marilene Oliveira de Andrade - UNEB
                                                                                                                                           
30. CONTEXTO VARIACIONAL DAS FORMAS DE TRATAMENTO DIRIGIDAS ÀS MÃES POR FALANTES DE JEQUIÉ – BAHIA
Lucelia de Souza dos Reis Santos - UNEB

31. O USO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (LIBRAS) NA SALA DE AULA
Midian Jesus de Souza, UEFS

32. O LOCAL E O GLOBAL EM LUANDA BEIRA BAHIA
Glauce Souza Santos – Uesb

33. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ABORDAGEM DE ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS DE PAÍSES DA AMÉRICA HISPÂNICA EM SALA DE AULA.
Geisa de Souza Rocha-UNEB
Orientadora: Elisangela Reis
                                                                                            
34. MÚLITPLOS OLHARES SOBRE “A CASA DOS BUDAS DITOSOS”
Edson Silva Oliveira

35. METAPLASMOS NA LINGUAGEM POPULAR DE PATATIVA DO ASSARÉ.
Aldecy Souza de Veras Brasileiro – UNEB

36. ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO: A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DOS BAIANOS EM PIADAS.
Carla Luana Santos de Souza – UNEB
Orientador: Profº Dr. Fábio Araújo Oliveira

37. AUTORES BAIANOS CONTEMPORÂNEOS: AS IMAGENS DA CIDADE NA FICÇÃO DE CARLOS RIBEIRO.
Márcia Neide dos Santos Costa
Orientador: Aleilton Santana Fonseca

38. MATERIAIS DIDÁTICOS COM TICS NO ENSINO DE INGLÊS.
Ellen Caroline Oliveira Lima – UESC
Orientador: Aleilton Santana da Fonseca

39. AS DIFERENTES FORMAS DE SE NARRAR UMA MESMA HISTÓRIA.
Joema Sena Gomes
Jeane dos Santos
Juscineide de Jesus Nascimento

40. VOCABULÁRIO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO LÉXICO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Tatiane da Silva Bispo

41. CONSTRUÇÕES RELATIVAS NA ESCRITA CULTA DO JORNAL DE JEQUIÉ.
Jeane Cristina Barbosa Paganucci - UESB
André Luiz Faria – UESB

42. OUTROS TEMPOS, OUTRAS LINGUAGENS? AS VÁRIAS FACES DA LINGUAGEM EM AMBIENTES DIVERSIFICADOS.
Érica Neri Santos - UESC
Rayane Souza Seara - UESC
Renata Rodrigues Mendes – UESC

43. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA E SUA CONSEQÜENTE ATUAÇÃO NA SALA DE AULA.
Sidna Santos Rodrigues
Orietadora: Maria Lúcia Souza Castro

44. O GAUCHE DAS SETE FACES – DRUMMOND O GRANDE POETA.
Jânderson Bispo – UNEB

45. RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: O NEGRO REPRESENTADO NA LITERATURA DE JOAQUIM MANOEL MACEDO – AS VITIMAS – ALGOZES (1869-1887)
Taís Costa Borges – UNEB
Izabel de Fátima

46. ÁLVARO DE CAMPOS E O FETICHE DA MÁQUINA
Márcio dos Santos
Orientador: Profº. Dr. Paulo de Almeida de Assis Guerreiro

47. A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS (“INTERNETES”) NA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO 9º ANO VESPERTINO DO COLÉGIO MON SENHOR GILBERTO VAZ SAMPAIO – NO MUNICÍPIO DE VARZEDO – BA.
Manoel Soares da Silva Junior - UNEB
Uelington Silva Peixoto – UNEB

48. MICROBLOGGINGS E A ESCRITA NA WEB 2.0: UMA COMUNICAÇÃO EM 140 CARACTERES
Uilson Campos – UNEB

49. A (IM) POSSIBILIDADE DO DIÁLOGO INTERCULTURAL NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Ricardo Paulo Costa dos Anjos – UNEB
Orientadora: Profª Ms. Luciana Vieira Mariano

50. DILEMAS E PERSPECTIVAS NO APRENDIZADO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DE SALVADOR
Fernanda Patricio Mariano – UFBA

51. DAS “SABENÇAS E APRENDENÇAS” DA ARTE LITERÁRIA POPULAR: A LITERATURA POPULAR E ORAL NO ENSINO DE LITERATURA TRADICIONAL
Soraya Regina Silva de Oliveira – UNEB
Profª Drª. Ana Lúcia Gomes da Silva

52. A VARIAÇÃO DOS PRONOMES TU E VOCÊ NA FALA DE JACOBINA (BA)
Jamille Maria Almeida Araújo – UNEB

53. VARIAÇÃO E NORMA NA ESCOLA: CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lia Nara Figueredo da Silva
Fabricio da Silva Amorim

54. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SURDO

OFICINAS


1.A GRAMÁTICA CINEMATOGRÁFICA: LINGUAGEM, IMAGEM E DISCURSO.
Juliana Cordeiro de Oliveira Silva (UEFS)


2. O SURDO EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA – COMO LIDAR COM ESSA REALIDADE?
Midian Jesus de Souza – UEFS

3. IMAGENS DO SERTANEJO
Nivia Cristina S. Gomes – UEFS
Hosana Kizzt da Cruz Fernandes – UEFS

4. CULTURA POPULAR INFANTIL: VIVÊNCIAS COM CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA.
Antonio Marcos de Almeida Ribeiro

5. COMO AMPLIAR SUA COMPREENSÃO ORAL PARA COMUNICAR-SE MELHOR - CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA E FONOLOGIA. (Língua Inglesa)
Profº Esp. Wellington dos Santos Vasconcelos – UNEB


MINI CURSOS


1.LENDO O QUE SE HOUVE: MÚSICA COMO RECURSO METACOGNITIVO.
Wilken Figueredo Matos – UESC
Ramaiane Costa Santos

2. LITERATURA INFANTO-JUVENIL E FORMAÇÃO DE LEITORES.
Danilo Fernandes Sampaio de Souza – UNEB
Artur Pereira da Silva – UNEB

3. FACEBOOK, ORKUT, TWITTER, YOUTUBE... AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ALIADAS ÀS NOVIDADES DA INTERNET.
Verena Santos Abreu – UFRB/FACEMP/FACE
Fernanda Maria Almeida dos Santos – UFRB/UFBA

4.AS REPRESENTAÇÕES HOMOERÓTICAS NA LITERATURA BRASILEIRA
Ramon de Santana Borges de Amorim – UCSAL

5. A IDEOLOGIA SUBJACENTE ÀS LETRAS DE MÚSICAS BRASILEIRAS.
Jaqueline dos S. Ribeiro Amorim – UNEB
Sidna Santos Rodrigues – UNEB

6. A MEMÓRIA NA NARRATIVA DE RUY ESPINHEIRA FILHO
Mayara Michele Santos de Novais – UEFS

7. CORDEL, CORDÃO, CORAÇÃO... LITERATURA POPULAR E IDENTIDADE CULTURAL
Soraya Oliveira 
Orientador: Profº Dr. Antenor Rita Gomes

8. COMO TRABALHAR OS TEMAS: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA?
Moises Santos Silva – UNEB
Orientadora: Profª Ms. Daniela Galdino